terça-feira, 31 de maio de 2011

Produção do mês realizada na ESF do Jardim, que contou com a presença da Dr. kaila Enfermeira Aline E Dentista Daniel além das ACS.









Produção do mês e comemoraçao do aniversariante Bruno,com um delicioso café da manhã, com a presença da Enfermeira Ana Paula e DR. Roberta.




domingo, 29 de maio de 2011

Este domingo foi de festa, comemoramos o aniversário da Enfermeira Aline com muita alegria e muita comida, nós do PSF Campo de Aviação desejamos a ela muitas felicidades e que tudo de bom se realize.










A natureza segue seu curso
e assim vamos seguindo em
frente no mesmo ritmo!

Hoje o dia é todo seu,
receba os nossos infinitos votos e desejos
de um aniversário maravilhoso e tranqüilo,
deixando a alegria invadir sua vida,
tomar conta dos seus sonhos e alargando seus horizontes.

Nós acreditamos que todos os nossos caminhos nos
levam para conquista maior,
queremos que os belos acontecimentos te surpreendam a cada dia,
para que sintas o valor infinito e maravilhoso de viver,
desta forma caminhamos para frente na linha do
horizonte em direção a luz da felicidade.

Hoje é o seu aniversário um dia para marcar a sua vida,
seus momentos e seus instantes.
Os amigos são as molas propulsoras que nos impulsionam
as conquistas!!!

Nós queremos muito que você seja feliz em todas as
coisas que se dispuser a realizar.
Parabéns e muitas felicidades, hoje, amanhã e sempre!!!

Com Carinho
...


Prefeitura de Paracuru, através da Secretaria Municipal de Saúde, contratou mais uma médica para atuar no município. A nova profissional está lotada na Equipe de Saúde da Família Campo de Semente, no bairro das Calotas 2. Na localidade, são atendidas cerca de 1500 famílias.Com a nova contratação, Paracuru fecha a cobertura total (100%) de todas as dez equipes de saúde existentes no município. Para democratizar ainda mais o acesso à Saúde, a administração municipal também disponibiliza um cronograma noturno dos serviços de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Atendimento Médico, com profissional específico para atuar nesse horário alternativo, aumentando as oportunidades para a população que trabalha durante todo o dia.


Fonte: Blog Oficial da Prefeitura Municipal de Paracuru

sábado, 28 de maio de 2011

DIA NACIONAL DE REDUCAO DA MORTALIDADE MATERNA





Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher Dia Nacional pela Redução da Mortalidade Materna
Em 1984, o dia 28 de maio foi instituído como Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher, no IV Encontro Internacional Mulher e Saúde (Holanda). Em 1988, foi iniciada, no 28 de maio, a Campanha de Prevenção da Mortalidade Materna, coordenada pela Rede Mundial de Mulheres pelos Direitos Reprodutivos e pela Rede de Saúde das Mulheres Latino-Americanas e Caribenhas, com expressivo envolvimento da Rede Feminista de Saúde, do Brasil. Desde 1948 o governo brasileiro vem assumindo – por meio de convenções, pactos ou planos de ação – compromissos para garantir os direitos sexuais e reprodutivos de mulheres e homens.

Cairo (1994)
A mortalidade materna é uma das áreas em que não se registrou nenhum progresso desde a Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento, realizada no Cairo em 1994. Na ocasião, o Brasil, ao lado de mais 178 países, assinou a Plataforma de Ação da Conferência do Cairo. Nesse documento os países signatários reconhecem que a morte materna atinge de forma desigual os países desenvolvidos e os em desenvolvimento e comprometem-se a reduzir de maneira significativa a mortalidade materna até 2015.

Metas do Milênio (2000)
A Declaração do Milênio das Nações Unidas foi assinada por representantes de 191 países na Cúpula do Milênio, realizada em setembro de 2000, em Nova York. Esse documento define oito metas para melhorar a qualidade de vida e atender às necessidades das populações do mundo todo: 1. Erradicar a extrema pobreza e a fome; 2. Atingir o ensino básico universal; 3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; 4. Reduzir a mortalidade infantil; 5. Melhorar a saúde materna; 6. Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; 7. Garantir a sustentabilidade ambiental; e 8. Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento. A meta 5 - “Melhorar a saúde materna” - tem por objetivo reduzir em 75% a taxa de mortalidade materna até 2015.

Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna (Brasil, 2004)
Se as mortes maternas estão direta-mente relacionadas à deficiência da qualidade dos serviços de saúde oferecidos às mulheres, reduzir a mortalidade materna é um desafio que deve envolver governos, serviços e profissionais de saúde e toda a sociedade. Para enfrentar esse desafio, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, lançou no dia 8 de março o Pacto Nacional pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal. A meta do Pacto é reduzir em 15% os atuais índices de mortalidade materna e neonatal (de recém-nascidos) até o fim de 2006, e em 75%, até 2015.

Ações estratégicas do Pacto Nacional
Formulado pela Área Técnica de Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, o Pacto envolve as secretarias municipais e estaduais de saúde, associações médicas e ONGs, e está propondo diversas ações, entre elas:
Articular programas governamentais, como os de Saúde da Mulher, da Criança, do Adolescente, Programa de Saúde da Família, Urgência e Assistência Farmacêutica;
Estimular a participação dos conselhos estaduais e municipais de saúde na definição de conteúdos e estruturação do pacto nacional;
Qualificar e humanizar a atenção ao parto, ao nascimento e ao aborto legal;
Assegurar à gestante o direito ao acompanhamento antes, durante e depois do parto, incluindo alojamento conjunto;
Garantir que mulheres e recém-nascidos não sejam recusados nos serviços de saúde e que sejam assistidos até a transferência para outra unidade;
Dar às mulheres acesso ao planejamento familiar;
Apoiar ações de suporte social para gestante e recém nascidos de risco.

A Décima Primeira ESF


A cidade de Paracuru contará em breve com mais uma unidade de saúde. Trata-se do Posto de saúde do bairro Vila São José cujas obras de construção já foram iniciadas com recursos provenientes do governo estadual e contrapartida da prefeitura de Paracuru.

Os recursos para a construção foram adquiridos através do FECOP - Fundo Estadual de Combate a Pobreza do Ceará. Os recursos FECOP 2011 são utilizados para a execução do Plano de Expansão e Melhoria de Unidades Básicas de Saúde da Família. Nessa nova unidade de saúde da vila São José, passará a funcionar a décima primeira equipe de estratégia Saúde da Família de Paracuru.

A prefeita Erica de Figueiredo acredita que a comunidade do bairro Vila São José e dos bairros adjacentes Paracuru Beach, Maleitas, CCF e Paracuru Ville, também serão beneficiadas com o novo posto de saúde e que facilitará o atendimento aos moradores, evitando assim o deslocamento para postos mais distantes de suas residências.


Fonte: Blog Oficial da Prefeitura de Paracuru

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Venha fazer a sua parte
Doar Sangue e um ato de amor
Venha ajudar a salvar vidas!!

Doação de Sangue


Campanha de Doação de Sangue


MOSTRE QUE VOCÊ TEM CORAÇÃO
DOE SANGUE
DOE VIDA!!

Dia: 31/05/2011
Local: Centro de Saúde Iracema Braga Sanders
Horário das 8:00 as 16:00hs.



Serviços Prestados
Doação de Sangue
Verificação de P.A
Teste de Glicemia


Serviços Oferecidos
Emissão de Identidade
Corte de cabelo
Atividades em Educação em Saúde
Informações sobre DENGUE
Orientação sobre Saúde Bucal
Informações sobre DST’s, Métodos Contraceptivos.




OBS: Para a emissão de identidade é necessário:
Cópia autenticada da Xerox da identidade ou Certidão de casamento
1 foto ¾
Boletim de Ocorrência (2 via)


quinta-feira, 26 de maio de 2011

Reunião no Posto de Saúde para comunicar as ACS da mobilização que terá que fazer na comunidade para a Pré-Conferência Municipal de Saúde que será realizada no dia 01/06/2011 as 14: horas na Câmara dos Vereadores. Venha Participar!!!




















"Todos usam o SUS!
SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro".




DIA Horário Localidade Local da Pré Conferência



01-06 (Quarta- feira) 8:00hs São Pedro Escola Ezequiel Vicente da Costa
14:00hs Campo de Aviação Câmara dos Vereadores

02-06 (Quinta- feira) 8:00hs Jardim Igreja do Jardim


06-06 (Segunda- feira) 8:00hs Quatro Bocas Quadra do colégio Isaac da Rocha
14:00hs Sede Auditório da Educação

07-06 (Terça- feira) 8:00hs Campo de Semente Associação dos Moradores
14:00hs Lagoa Quadra da Escola Pompilio

08-06 (Quarta- feira) 8:00hs Riacho Doce CRAS
14:00hs Poço Doce Nigth Club

13-06 (Segunda- feira) 8:00hs Volta Colégio Fco Paz
de Oliveira



Tema
“Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, patrimônio do Povo Brasileiro”

Eixo “Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS”

- Política de saúde na seguridade social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade;

- Participação da comunidade e controle social;

- Gestão do SUS (Financiamento; Pacto pela Saúde e Relação Público x Privado; Gestão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde).


Etapas Municipal – 01 de abril a 15 de julho de 2011;

Estadual – 16 de julho a 31 de outubro de 2011;

Nacional – 30 de novembro a 04 de dezembro de

quarta-feira, 25 de maio de 2011

A Prefeitura Municipal de Paracuru através de suas secretarias desenvolveu esta tarde o“Dia do Desafio, que terá como estratégia de participação social no eixo: Esporte e Cidadania, rumo à conquista do Selo UNICEF 2009-2012 com objetivo da Internalização dos Benefícios da Atividade Física. O evento incentivou a pratica de atividades físicas em beneficio da saúde de todos. Paracuru está em sua segunda edição e esta competindo com o município de SOLEDAD ATZOMPA, em VERA CRUZ, no pais do México. Tivemos varias atividades realizadas durante o evento entre elas: Verificação de pressão arterial e Glicemia, Avaliação Nutricional, Vacinação, jogos, Cama Elástica, Pula-Pula e Lanche.


















terça-feira, 24 de maio de 2011

As Enfermeiras Dajimara e Synara realizaram uma reunião para todas as Agente Comunitário de Saúde-ACS para falar sobre Hanseníase e para pedir que todas as ACS façam uma buscativa na sua área e mande para o posto de Saúde para ser realizado os exames e o tratamento, foi mostrado as formas de contagio e também os tipos de manchas que podem ser diagnosticados como

Hanseníase

Doença crônica granulomatosa, proveniente de infecção causada pelo Mycobacterium leprae. Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos (alta infectividade), no entanto poucos adoecem (baixa patogenicidade); propriedades essas que não são em função apenas de suas características intrínsecas, mas que dependem, sobretudo, de sua relação com o hospedeiro e o grau de endemicidade do meio, entre outros aspectos. O domicílio é apontado como importante espaço de transmissão da doença, embora ainda existam lacunas de conhecimento quanto aos prováveis fatores de risco implicados, especialmente aqueles relacionados ao ambiente social. O alto potencial incapacitante da hanseníase está diretamente relacionado ao poder imunogênico do M. leprae. A hanseníase parece ser uma das mais antigas doenças que acomete o homem. As referências mais remotas datam de 600 a.C. e procedem da Ásia, que, juntamente com a África, podem ser consideradas o berço da doença. A melhoria das condições de vida e o avanço do conhecimento científico modificaram significativamente o quadro da hanseníase, que atualmente tem tratamento e cura. No Brasil, cerca de 47.000 casos novos são detectados a cada ano, sendo 8% deles em menores de 15 anos.
























sábado, 21 de maio de 2011

Palestra realizada no Grupamento de Infanto Juvenil,sobre Métodos Contacpetivos e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Ministrada por Ana Virginia Assistente Social do CRAS II, Aline Brauna Agente de Saúde e Daniele Rocha Pereira Assistente Social.