sábado, 31 de agosto de 2013

Dia da Nutricionista

Nutricionista não se apaixona... alimenta sentimentos. Nutricionista não faz exercício... queima calorias. Nutricionista não bebe... lesa as células hepáticas. Nutricionista não come doce... ingere CHO de alto índice glicêmico. Nutricionista não lava louça... higieniza utensílios. Nutricionista não faz comida... ensina a comer. Nutricionista não come kani... ingere peixe sabor sirí. Nutricionista não tem dor de estômago... tem desconforto gástrico. Nutricionista não toma remédio... utiliza fármacos. Nutricionista não tem desejos absurdos na gravidez... tem picamalácia. Nutricionista não tem IMC normal... é eutrófica. Nutricionista não é universitária... é profissional em treinamento!!!!!!!!!! Feliz Dia das Nutricionistas! 31 de Agosto - Dia do Nutricionista

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Doação de Sangue!!!

Secretaria de Saúde de Paracuru realiza Doação de Sangue, junto com o HEMOCE.

Produção!!!

Produção das Agentes de Saúde do Campo de Aviação e a Enfermeira Kelvia Karla.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Doação de Sangue..

Você que está em dia com sua saúde, não deixe de doar sangue amanhã no posto de saúde Iracema Braga Sanders (Centro) a partir das 8h.

Requisitos básicos

» Estar em boas condições de saúde....

» Ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).

» Pesar no mínimo 50kg.

» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

» Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).


CURSO

Curso Técnico para os Agentes de Saúde de Paracuru realizado pela Secretaria de Saúde e Escola de Saúde Pública.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Dia do psicólogo.

A profissão de psicólogo tem pouco mais de meio século no Brasil. Esta profissão, tem como objeto de estudo, tanto o comportamento quanto os processos mentais – aqui se destaca a subjetividade humana. Existem várias abordagens psicológicas, as mais conhecidas são a comportamental, a humanista e a psicanálise. As áreas de atuação do psicólogo são diversas, destaca-se a clínica, a organizacional e trabalho, a educacional, a forense, a social, a hospitalar, a docência e a pesquisa. O psicólogo, ao contrário do que muitos imaginam, não trabalha apenas com doentes mentais, mais conhecidos como ‘loucos’. Veja-se que a clínica é apenas uma das áreas de atuação profissional e a grande maioria dos que procura atendimento, não apresenta um grave distúrbio psicológico, portanto, não é doente mental. Os motivos que levam as pessoas a buscarem psicoterapia são diversos, como ansiedade, crise existencial, depressão, dificuldade no relacionamento interpessoal, conflitos conjugais, familiares e até mesmo conhecer-se melhor. Nas organizações e trabalho, o psicólogo atua desde o momento de se recrutar um empregado até a preparação para a aposentadoria, assim como, na capacitação de pessoas que não estão no mercado de trabalho. Na educação, a atuação engloba, basicamente, as questões relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem. Na forense, se lida com a violência e criminalidade, bem como com as questões judiciais de um modo geral. Na social, os fenômenos da interação entre o indivíduo e o seu meio social são considerados. A área hospitalar engloba atenção aos pacientes, familiares destes e à equipe de saúde. Já a docência, atualmente, se limita aos cursos de graduação, pós-graduação, extracurriculares e de capacitação no que tange aos conhecimentos psicológicos. O reconhecimento da profissão foi em 27 de agosto de 1962, deste modo, é neste dia que se comemora o Dia do Psicólogo. Fonte: Maria de Fátima

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Curso ACS.

Curso Técnico de Agente de Saúde inicia hoje, para as ACs das localidades: Lagoa; Centro; Riacho Doce; Vila São José e São Pedro. Será de hoje até o dia 09 de setembro, onde irá aboardar o trabalho realizado pelo Agente Comunitário de Saúde.

SISVAN.


A Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) nos serviços de saúde inclui a avaliação antropométrica (medição de peso e estatura) e do consumo alimentar cujos dados são consolidados no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), apoiando gestores e profissionais de saúde no processo de organização e avaliação da atenção nutricional, permitindo que sejam observadas prioridades a partir do levantamento de indicadores de alimentação e nutrição da população assistida. Destaca-se ainda que o SISVAN permite o registro dos dados da população atendida na atenção básica, com destaque para os beneficiários do Programa Bolsa Família. Desta Forma já foi enviado para todas as Agentes de Saúde de Paracuru os dados consolidados dos beneficiarios do Programa Bolsa Familia para que possa marcar o dia do Peso, altura entre outros informações o prazo e até o dia 30 de setembro de 2013.

sábado, 24 de agosto de 2013

Vacinação.

Secretaria de Saúde Realiza vacinação contra Tétano e Hepatite para trabalhadores da construção civil.

Vacinação...

Secretaria de Saúde de Paracuru realiza campanha para atualização da caderneta de vacinação.

Doação de Sangue.

Secretaria de Saúde junto com o HEMOCE irá realizar a campanha para receber Doação de Sangue. Dia 30 de agosto, Sexta-feira, de 8h às 15h Secretaria de Saúde de Paracuru Rua Padre João da Rocha, 148 - Centro Floriano Peixoto, s/n - Centro Paracuru/ Ceará.

A

O Hemoce pede atenção à população para o estoque de sangue, em especial aos doadores com o tipo sanguíneo A+, que desde o início deste mês vem apresentando uma queda preocupante. No Hemocentro Coordenador em Fortaleza, por exemplo, hoje, 19 de agosto, restam 88 bolsas, de 165 necessárias. O banco de sangue da capital atende a 119 hospitais, entre eles, hospitais de grande porte como o Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e o Instituto Dr. José Frota (IJF). O tipo sanguíneo é considerado comum entre a população cearense e por consequência bastante utilizado. Por isso, o Hemoce conta com o apoio da população para regularizar o estoque e assim continuar a realizar um atendimento de qualidade. Nada substitui o sangue, por isso, as doações precisam ser frequentes. Os homens, por exemplo, podem realizar até quatro doações ao ano, bastando apenas, intervalos de dois meses de uma doação para outra. Já as mulheres, podem realizar até três doações ao ano, com intervalo de três meses entre as doações. Para doar é muito simples, basta estar saudável, bem alimentado, pesar mais 50 kg, ter entre 16 e 67 anos e apresentar um documento com foto. Os menores de idade, só podem doar com consentimento formal do responsável legal. Para tanto, o Hemoce criou um Termo de Consentimento o qual deverá ser preenchido e assinado pelo candidato à doação e por seu responsável legal, anexando ainda cópia do documento oficial com foto do representante legal. Para os casos de tutela, deverá ser entregue cópia do documento legal (Tutela Jurisdicional).

REVISTA RADIS!!!

CAT_ Fumar Pra Quê?

Campanha Nacional para Atualização da caderneta de Vacinação

As unidades de Saúde de Paracuru estão abertas para que as mães possam ir atualizar a caderneta de vacinação das crianças menores de 5 anos. Todas as vacinas que estão no calendário básico infantil serão oferecidas.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Peso do Bolsa Familia

Agentes de Saúde do Campo de Aviação realizam o peso do bolsa familia na Unidade Básica de Saúde, o acompanhamento e uma das condicionalidades do programa bolsa familia.