sexta-feira, 15 de julho de 2011

Dia Internacional do Homem traz alerta para cuidados com a saúde

O Brasil comemora nesta sexta-feira (15) o Dia Internacional do Homem com o objetivo de chamar a atenção para os cuidados da saúde masculina. Eles apresentam, por exemplo, uma maior mortalidade do que elas em praticamente todos os ciclos de vida. A cada três mortes de pessoas adultas no país atualmente, duas são de homens. Isso é ainda mais alarmante, quando relacionado aos jovens. Na faixa etária dos 20 aos 30 anos o risco de morte é 80% maior do que as mulheres.

Os homens também apresentam mais resistência a procurar cuidados médicos e a realizar atitudes preventivas. Eles vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, colesterol e pressão arterial elevada e maior tendência à obesidade. Além disso, utilizam álcool e outras drogas em maior quantidade, estão mais expostos aos acidentes de trânsito e trabalho, e encontram-se envolvidos na maioria das situações de violência.

E também neste dia incentivamos a eles fazerem o exame de próstata, como forma de prevenção.

Como é o exame de próstata?

Existem 3 tipos de exame: toque retal, ultra-sonografia e dosagem do PSA no sangue.

Apesar de ser um exame ainda evitado pela maioria dos homens, o exame de toque retal é o mais simples e eficaz. Consiste na introdução, por um/a profissional, do dedo no ânus do cliente para sentir a consistência e o tamanho da próstata.

O PSA é uma proteína liberada pelas células de próstata e que aumenta muito quando o órgão é atacado pelo câncer. Neste caso, é feito um exame de sangue para se verificar a dosagem do PSA no sangue, se o índice for superior a 10, há 60% de chances de o paciente estar com um câncer, acima de 20, já há um câncer disseminado. O PSA não substitui o toque retal, os dois exames se complementam.

A ultra-sonografia retal só é usada quando os exames de toque retal e de PSA ( índice entre 4 e 10) não foram conclusivos.

De acordo com os/as especialistas, quando o câncer de próstata é diagnosticado a tempo, tem de 70% a 90% de chances de cura e não reaparecem.



Um comentário:

  1. Aline, parabéns pelo seu blog e pelo seu trabalho! Vejo que sua prefeita luta pelos cidadão paracuruenses mais esquece um pouco dos ACS que são os que coloca a saúde da população nos eixos, pois o papel do médico não é preventivo o nosso sim.
    Espero que a gestora "prefeita" seja sensível e repasse o incentivo integral de R$ 750.00 que chegou já esse mês de julho de 2011.

    Ah, não sei de que técnica você falou mais deve ter sido um comentário infeliz dizendo os ACS não trabalha, mais posso afirmar que já trabalhei com vários e sei da preguiça e mal vontade falta de ética que as segue! Mais fazer o que não é mesmo, um péssimo profissional tenta botar defeitos em outros profissionais para tirá o foco dele ou dela!
    Forte abraço querida e um beijo carinhoso.

    ResponderExcluir

Comente o que você achou desta postagem e do blog.