sábado, 1 de outubro de 2011



O câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, excetuando-se os casos de câncer de pele não melanoma.
Políticas públicas nessa área vêm sendo desenvolvidas no Brasil desde meados dos anos 80 e foram impulsionadas pelo Programa Viva Mulher, em 1998. O controle do câncer de mama foi afirmado como prioridade na Política Nacional de Atenção Oncológica em 2005, e no Pacto pela Saúde, em 2006.
Atualmente, o câncer é um dos problemas de saúde pública mais complexos que o sistema de saúde brasileiro enfrenta, dada a sua magnitude epidemiológica, social e econômica. Ressalta-se que pelo menos um terço dos casos novos de câncer que ocorre anualmente no mundo poderia ser prevenido.
Segundo tipo mais freqüente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. Se diagnosticado e tratado precocemente, o prognóstico é relativamente bom.
Outubro , finalmente chegamos,este é o mês para chamar atenção para a doença que mata milhares de mulheres anualmente em todo o mundo: o câncer de mama. O movimento é mundial e tem o objetivo de dar visibilidade ao tema e estimular a participação da população e entidades na luta contra o câncer de mama, bem como sensibilizar o poder público sobre a importância de dar atenção adequada à doença.
O Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos, em 1997. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Com o passar dos anos, vários países aderiram à causa. No Brasil, o movimento chegou em 2002.
No Paracuru, será a primeira vez que o município estará aderindo ao Movimento Internacional chamado Outubro Rosa,no entanto, sua preocupação é permanente, contando com a participação das 11 equipes de saúde da família – ESF junto com as ACS e 01 núcleo de atenção a saúde da família – NASF colaborando com a atenção preventiva a qual já faz parte das metas pactuadas pelo município nas ações de prevenção nas mulheres atendidas nas Unidades Básicas de Saúde dos distritos mensalmente e disponibilizando acesso a rede de assistência especializada com ginecologia no Centro de Saúde Iracema Braga Sanders, e quando diagnosticada um caso de maior importância, ele é acompanhado na rede de assistência especializada do estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que você achou desta postagem e do blog.