sexta-feira, 25 de novembro de 2011

segunda-feira, 21 de novembro de 2011












Fortaleza, sedia o Curso "A importância dos Agentes Comunitários de Saúde nas Ações da Saúde do Trabalhador no Ceará". A iniciativa é da Secretaria da Saúde do Ceará, através da Escola de Saúde Pública do Ceará. Hoje, o evento acontece no auditório Ciro Gomes, na sede da ESP-CE, cujas atividades estão sendo coordenadas pelo Centro de Educação Permanente em Atenção da Saúde da ESP-CE.

Dirigido aos agentes comunitários de saúde, o curso tem como objetivo fortalecer a implantação e o desenvolvimento das ações de saúde do trabalhador na Atenção Básica a Saúde, com vistas a efetivar o direito a saúde aos trabalhadores. Além disso, tem como proposta discutir a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e o processo de implantação das ações de Saúde do Trabalhador no Ceará; debater o papel e atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde na Saúde do Trabalhador.

Outras finalidades do evento é contribuir para o fortalecimento e sensibilização nas ações dos Agentes Comunitários de Saúde na Saúde do Trabalhador, bem como abordar os principais aspectos relacionados à realização das ações de saúde do trabalhador articulados numa rede de serviços, que envolve os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador, as Unidades Sentinelas, Atenção Básica no âmbito das Microrregiões de Saúde.

Programação
Acolhimento08h30 às 09h30

Exposição I: Política de Saúde do trabalhador no SUS: Campo/ Bases legais/ Renast/ Papel dos ACS nas APS.09h30 às 10h00

Debate10h00 às 12h00

Mesa Redonda: Saúde do Trabalhador: Perspectivas de atuação dos ACS.12h00 às 13h00

Almoço13h30 às 14h30

Oficina Áudio Visual: Vídeo14h30 às 15h00

Debate15h00 às 16h30
Exposição II: ACS e a Saúde do Trabalhador16h30 às 17h00

FONTE :Assessoria de Comunicação e Marketing da ESP-CE

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Das quatro emendas apresentadas pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) ao Plano Plurianual e ao Orçamento, uma foi aprovada. A emenda de autoria dos deputados federais João Ananias e Amauri Teixeira, beneficia os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias. Cada comissão permanente pode apresentar até quatro emendas e a partir da aprovação, esta passa a ser da própria CSSF.
João Ananias lembrou que as duas categorias travam uma luta pela aprovação de um piso de dois salários mínimos e que é de fundamental importância para a conquista, a garantia dos recursos para sua implantação. "Além de merecer todo apoio possível, precisa encontrar esteio no PPA e Orçamento, e assim garantir com a aprovação do mesmo, os recursos orçamentários para a sua execução".
Na Tribuna da Câmara, ele ressaltou que nada mais justa que a aprovação na comissão, e fez um apelo ao relator do Plano Plurianual para que acate a proposição da CSSF, a fim de que esta possa se refletir já no orçamento de 2012 que será elaborado e votado ainda este ano.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Hoje aconteceu a reunião do mês do Agente de Saúde tendo como pauta principal: O passeio que foi remarcado para o dia 18/11/2011 na Lagoa da Almeceas, saida as 06:30 na ocasaião a Agente de Saúde Aline Braúna falou da nova eleição para o Conselho Municipal de Saúde, e na caminhada realizada no domingo dia 30/10/2011 na beira mar onde contou com a presença dos Agentes de Saúde