segunda-feira, 1 de agosto de 2011


A Cidade, através da Secretaria Municipal de Saúde (ESF, PACS E NASF), COMDICA, CRAS, Conselho Tutelar, Hospital Amigo da Criança - Santa Casa de Misericórdia de Paracuru, Pastoral da Criança e Articulação do Selo UNICEF, estará aderindo e participando da Campanha Mundial de Amamentação, no período de 1º a 6 ºde agosto.
A Campanha vem se repetindo anualmente desde 1992 e já conta com a adesão de mais de 150 países. O Brasil foi um dos primeiros a aderir a esta Campanha, promovida pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O tema deste ano da semana é “Amamentação: uma experiência em 3D”, que ressalta o impacto da comunicação na proteção, promoção e apoio ao aleitamento. A intenção é provocar um compartilhamento de conhecimentos, troca de experiências e socialização de informações utilizando-se dos meios de comunicação como a internet, as redes sociais, rádio,mobilizações,palestras,entre outros.
Conforme a coordenação desta iniciativa será realizada várias ações nos postos de saúde, comunidade e mobilização para todas as mães, gestantes, comunidade em geral, com rodas de conversas sobre principais dicas para uma amamentação saudável e como proceder para tornar a amamentação mais tranqüila e prazerosa, nos primeiros seis meses de viva do bebê, sobre a importância deste “gesto”, de extrema ligação afetiva entre a mãe e o bebê.
Recomendações - Para fazer com que as mães consigam amamentar exclusivamente, até os seis meses, a OMS e o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) orientam ainda: 1) iniciar a amamentação nas primeiras horas de vida da criança; 2) amamentação exclusiva, ou seja, o lactante recebe apenas leite materno, sem nenhum outro alimento ou líquido, nem mesmo água; 3) que a amamentação aconteça sob demanda, ou seja, todas as vezes que a criança quiser, dia e noite; 4) não usar mamadeiras nem chupetas.
Ações e desafios - Embora seja um ato natural, a amamentação é também um comportamento aprendido. Amplas pesquisas já demonstraram que tanto as mães quanto profissionais de saúde e assistentes necessitam de encorajamento e apoio para manter práticas apropriadas de amamentação.
Em 1992, a OMS e o UNICEF lançaram o programa "Hospital Amigo da Criança", como estratégia de promoção da amamentação e fortalecimento dos serviços de saúde. Recebem o título as instituições que estimulam a amamentação exclusiva e imediata aos recém-nascidos e onde os bebês permanecem todo o tempo ao lado das mães. A iniciativa tem como base principal os "Dez passos para uma Amamentação bem sucedida", cuja eficácia já foi comprovada.
Números - O Banco de Dados da OMS sobre Amamentação cobre atualmente 94 países e engloba 65% da população mundial com menos de 12 meses. Dados indicam que apenas 35% desses bebês recebem exclusivamente leite materno entre zero e 4 meses de idade.No Paracuru,registra-se no ano de 2010, um percentual de 77% dos recém nascidos até o quarto mês de vida permanecem com aleitamento materno exclusivo,iniciativa que vem prevenir contra mortalidade neonatal,desnutrição infantil e reduzir taxas de doenças infecciosas, como diarréias.
Vantagens do leite materno – O leite materno é o alimento natural para os bebês. Ele fornece toda a energia e os nutrientes que o recém-nascido precisa nos primeiros meses de vida e continua a fornecer até metade ou mais das necessidades infantis durante a segunda metade do primeiro ano - e até um terço durante o segundo ano de vida. O leite materno promove o desenvolvimento sensor e cognitivo da criança, além de protegê-la contra doenças crônicas e infecciosas - leite contém linfócitos e imunoglobinas que ajudam o bebê a combater infecções.

Paracuru adere à Campanha Mundial de Amamentação 2011.
Município que promove a amamentação promove a saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente o que você achou desta postagem e do blog.