quinta-feira, 11 de julho de 2013
PPA- – PLANO PLURIANUAL
Dr. Márcio explicando o que é o PPA. Etapa preparatória para discussão dos temas de interesse para comunidade.
As linhas gerais dos planos de governos vitoriosos nas urnas –
após debate dos candidatos a presidente, governador e prefeito com a
sociedade durante a campanha eleitoral – deverão nortear a elaboração
do PPA no início das respectivas gestões federal, estaduais e municipais.
Esse instrumento contém a programação de longo prazo (quatro
anos) de todas as áreas da atuação governamental e as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública para as despesas de capital e
outras delas decorrentes, inclusive os programas de duração continuada,
nos termos estabelecidos pelo artigo 165 da CF-88. Com isso, o PPA é a
base de orientação para a elaboração da LDO e da LOA.
O Projeto de Lei do PPA deverá ser apresentado no primeiro ano
de mandato ao Poder Legislativo. Não há um prazo comum de encaminhamento para a União, estados e municípios, variando entre 31 de agosto e 30 de setembro, geralmente coincidindo com a data de apresentação
da Lei Orçamentária Anual (LOA) desse ano. A vigência é de quatro anos,
com início no segundo ano do mandato e término no primeiro ano do
mandato seguinte. Por exemplo: em 2011, a presidente da República e os
governadores dos estados, que tomaram posse no dia 1º de janeiro, deverão encaminhar o Projeto de Lei do PPA ao Poder Legislativo.
O PPA é um instrumento de planejamento estratégico das ações
de governo, devendo prever as obras e os investimentos que serão realizados durante os quatro anos de sua vigência, bem como todas as despesas
decorrentes desses investimentos.
O PPA deve expressar a síntese dos esforços de planejamento
estratégico de toda a administração pública (pontos fortes, pontos fracos, ameaças e oportunidades), e ser capaz de responder as seguintes
questões:O que, quanto, quando, como e para quem fazer?
t Com que recursos humanos, físicos e financeiros fazer?
O processo de planejamento governamental deve envolver todas as áreas de governo, mas o ponto de partida é a análise geral (da situação do governo como um todo), para depois realizar a setorial (das áreas
de atuação governamental, como, por exemplo, a saúde). Quais são as condições físicas, operacionais, financeiras e de endividamento do ente governamental (da União, estado ou município),
especialmente em termos de quantidade e qualidade dos serviços
públicos prestados à população?
Na segunda fase, há o levantamento das expectativas a serem atendidas durante a gestão e a vigência do PPA visando intervir na realidade que
se pretende mudar e a pergunta básica é:
Diante do diagnóstico feito, quais são as propostas de governo, de todas as áreas, que se gostaria de realizar durante a gestão e a vigência
do PPA?
A terceira fase representa a volta para a realidade depois dos “sonhos” (as expectativas levantadas na segunda fase), ou seja, a delimitação
dessas expectativas conforme a capacidade financeira e operacional, mediante o estabelecimento de prioridades para o quadriênio, detalhadas
para cada ano de vigência do PPA:
Quais serão os programas e as ações que deverão ser priorizados
para execução durante a gestão e a vigência do PPA, diante do limite imposto pelo montante de recursos financeiros que poderão ser
efetivamente arrecadados no período e pela capacidade gerencial e
operacional de realização das obras e serviços públicos?
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